O livro “Os Artesãos da Educação”, de Amanda Oliveira, é uma reportagem sobre o Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) da aldeia Tenondé Porã, da tribo Guarani Mbya, localizada no extremo sul do município de São Paulo. A publicação foi o Trabalho de Conclusão de Curso para a habilitação em Comunicação Social – Jornalismo na Escola de Comunicação e Artes da USP de Amanda, em dezembro de 2018. Fui responsável pela revisão textual, projeto gráfico, diagramação e capa da obra.
A capa buscou a simbologia presente na aldeia, com os padrões presentes na fachada do CECI, que também estão presentes nos inícios e finais de capítulos. A ideia inicial era que a capa fosse impressa em papel kraft, a fim de simular a cor da madeira presente na construção, no entanto, por questões orçamentárias e de prazos, tanto a capa quanto o miolo foram impressos em papel reciclato.
Nas últimas páginas do livro, a fim de ilustrar mais o exposto no texto, há uma galeria com diversas imagens da aldeia. A fim de uma qualidade maior das imagens, optou-se, ao invés do papel reciclato presente no restante do miolo, usar papel couché fosco para as páginas com imagens.