O livrorreportagem “Nossa Caminhada”, de Letícia Vieira Santos, traz a história de duas lideranças negras engajadas socialmente: Natalia Chaves, covereadora de São Paulo pelo PSOL; e Flávia Paixão, pesquisadora da Fiocruz. A publicação foi o Trabalho de Conclusão de Curso para a habilitação em Comunicação Social – Jornalismo na Escola de Comunicação e Artes da USP de Letícia, em julho de 2022. Fui responsável pela revisão, projeto gráfico e diagramação da obra.
O principal destaque na execução do projeto gráfico é a estrutura do próprio livro: por serem histórias paralelas, que se cruzaram apenas durante a realização do livro, optou-se por fazer um livro “duplo”, na qual cada uma das histórias seria contada de forma separada em cada lado do livro. Para isso, metade do livro ficaria “invertido” em relação ao outro, a fim de possibilitar a leitura de ambas as partes sem prejuízo da experiência padrão de leitura, com um eventual uso do estilo oriental de leitura (da direita para a esquerda, como em mangás) para cumprir o objetivo. Além disso, essa estrutura possibilitou dar mais destaque as duas personagens biografadas, com ilustrações na capa de cada uma.
Desde o início, a autora deixou muito claro que o destaque da obra seriam as duas personagens, especialmente sua atuação social e política enquanto mulheres negras. Assim, considerei relevante que ela encaminhasse algumas imagens para a composição de um quadro semântico e de referências para a construção da obra. Entre as imagens enviadas pela autora, algumas são reproduzidas abaixo:
Dentre as imagens, as principais citadas pela autora são as da alvorada, que possui significado simbólico relevante dentro dos movimentos sociais. Assim, os tons rosados, arroxeados e avermelhados foram privilegiados, que se somaram às ilustrações de Bianca Muniz, colega de Letícia. Para o miolo, optou-se por um projeto gráfico simples, com margens mais largas, e com numeração lateral, que identifica o capítulo e a personagem biografada, além de criar faixas de identificação dos capítulos na lateral do livro
No final de cada seção, no meio do livro, há uma galeria de fotos de cada uma das personagens. Assim, optou-se por imprimir a maioria do livro em pólen, e apenas o caderno central em couché fosco, a fim de reduzir custos.
O PDF Digital, por conta das limitações estruturais, coloca cada uma das duas partes em sequência, com a primeira biografia escolhida apenas pela presença de itens pré-textuais inseridos apenas uma vez no livro (ficha catalográfica, resumo, etc).