O projeto Mulheres da Terra foi uma reportagem realizada no 6º semestre do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo da ECA-USP. O site hipermídia conta a história de quatro mulheres agricultoras da Região Metropolitana de São Paulo, além de mostrar informações sobre população rural, Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, reforma agrária e outros temas.
O site contou com a entrevista em vídeo das quatro agricultoras, além de um ensaio fotográfico, textos jornalísticos e infográficos.
Agricultoras familiares e assentadas da reforma agrária talvez sejam as mulheres rurais mais conhecidas. Também fazem parte desse universo as extrativistas, pescadoras, indígenas, quilombolas e quebradeiras de coco, entre outras, geralmente agrupadas como mulheres do campo, da floresta e das águas. A trajetória e o cotidiano das mulheres retratadas neste projeto trazem alguns dos temas relacionados à presença feminina no meio rural brasileiro.
Entre minhas atribuições, fiz a gravação da maior parte das entrevistas, além da apuração, edição de alguns dos vídeos, construção de infográficos e estruturação do site.
O vídeo “Valéria: Mulher da Terra” foi finalista da 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, em 2017.