O livro “Mulher por inteiro”, de Giovanna Chencci Marques, é uma reportagem que relata histórias de mulheres com deficiência, suas lutas, dificuldades e rotinas. A publicação foi o Trabalho de Conclusão de Curso para a habilitação em Comunicação Social – Jornalismo na Escola de Comunicação e Artes da USP de Giovanna, em dezembro de 2018. Fui responsável pela capa da obra, além de auxiliá-la no projeto gráfico.
No briefing proposto, buscava-se uma capa abstrata, que não tivesse nenhuma iconografia relacionada a pessoas com deficiência, pois as histórias eram diversas e o foco era a história de vida das mulheres, e não a deficiência em si. Além disso, a autora queria que a capa fosse simples e buscasse representar de alguma forma a feminilidade e a sororidade entre mulheres, mas sem esteriótipos e iconografias relacionadas. A tipografia já havia sido selecionado pela autora durante a diagramação do miolo, então buscou-se manter o mesmo padrão tipográfico.
A capa surgiu após a definição do título “Mulher por inteiro”, que ressaltava a ideia de que a deficiência não era uma “falta”, e eram histórias de mulheres acima de tudo. As formas ovaladas, de diversos tamanhos, buscavam trazer uma ideia de que não eram formas iguais e regulares, exatamente circulares, mas são formas fechadas e inteiras, que se sobrepõem realçando suas cores, mostrando o fortalecimento a partir da união entre as figuras. As cores quentes, puxadas para o vermelho, magenta e amarelo, buscam trazer o ar de feminilidade presente no briefing, com diversas tonalidades, ressaltando também as diferenças entre si, mas que possuem, em conjunto, uma organicidade.
O projeto foi consideravelmente desafiador para mim, como homem, tentar trazer esses conceitos de uma forma natural. Após diversas tentativas e conversas com a autora, finalmente chegamos ao modelo final, recebido com boa avaliação.