O livro “Cem Ninhos”, de Isadora Maria Figueiredo Vitti, é uma reportagem sobre a busca de espaços de acolhimento por pessoas LGBT+ na família e na sociedade. A publicação foi o Trabalho de Conclusão de Curso para a habilitação em Comunicação Social – Jornalismo na Escola de Comunicação e Artes da USP de Isadora, em junho de 2019. Fui responsável pela revisão textual, projeto gráfico e diagramação da obra.
A autora, jornalista e artista visual, realiza colagens publicadas no perfil de Instagram Dora que Cola. Assim, no briefing, ela demonstrou interesse em realizar as colagens que estariam presentes no livro. As colagens estão presentes na capa, quarta capa e nas páginas entre os capítulos. Devido à edição das imagens a partir de fotografias das colagens, infelizmente algumas imagens ficaram em baixa resolução, com um pouco de pixelização.
Além disso, já havia demarcado o nome do livro “Cem Ninhos”, que seria um jogo de palavras entre os termos “Cem” e “Sem”, mostrando a relação de pessoas LGBT+ que não possuíam espaços de acolhimento e encontravam diversos locais para terem a sua liberdade. Os “ninhos” seriam esses locais (físicos ou não), e essa relação entre os pássaros, que possuem o ninho enquanto filhotes, treinam o vôo, eventualmente caem e encontram outros ninhos eram o fio conceitual da obra. Cogitou-se na capa escrever com a letra “S” com um rabiscado, inserindo o “C” como correção, no entanto após alguns testes viu-se que a melhor opção seria inserir apenas o “C” no título.
Assim, buscou-se, no projeto gráfico, trazer um pouco leveza, pois a metáfora que guiava o livro buscava esse tom mais leve, além do que muitas das histórias narradas no livro eram dolorosas, mas o propósito não era realçar essa dor, mas mostrar a luta e o acolhimento que essas personagens encontravam.
O livro dividiu-se em quatro capítulos, cada um possuindo duas partes: iniciava-se com o relato de uma personagem, em seguida havia uma reportagem com dados acerca da situação na qual a história se relacionava, por preferência da autora. Assim, nas segundas partes do livro, as páginas receberam uma coloração levemente acinzentada, a fim de diferenciar as duas partes.
O livro foi republicado pela Mirarte com o mesmo projeto gráfico e está disponível para compra nesse link.
As ilustrações foram retiradas do Acervo Gratuito Online Biodiversity Heritage Library (BHL), com as colagens feitas pela autora.