O livrorreportagem “A Máquina das Dietas: Por que ainda nos submetemos a regimes restritivos”, de Júlia Cagliari Reis de Moura, reúne informações científicas e relatos pessoais sobre dietas, nutrição e promoção da saúde em relação ao emagrecimento, com destaque para as consequências desses regimes restritivos, que, combinados com a cobertura midiática e a pressão social pelo corpo magro, podem levar ao comer transtornado e a transtornos alimentares.
A publicação foi o Trabalho de Conclusão de Curso para a habilitação em Comunicação Social – Jornalismo na Escola de Comunicação e Artes da USP de Júlia, em dezembro de 2019. Fui responsável pelo projeto gráfico e diagramação da obra.
O livro foi construído pensando na capa como a borda de uma embalagem de um produto alimentício, sendo as linhas e o texto as informações nutricionais do produto. A escolha de tons alaranjados saturados teve o intuito de gerar um tom de alerta e gerar destaque, mas sem tornar-se visualmente desagradável e gerar uma leitura boa com textos brancos.
O livro é dividido em quatro capítulos, sendo que cada um possui a faixa lateral com a indicação do nome e número do capítulo em uma posição diferente na página. A faixa preta, que sangra na página, torna-se uma listra na lateral do livro, gerando uma marcação para cada uma das partes da obra.
Além das faixas pretas, as páginas com depoimentos coletados durante a apuração pela jornalista foram inseridos em páginas alaranjadas, a fim de se destacarem do restante do texto. A ideia inicial surgiu a partir das páginas amarelas da Revista Veja, seção de entrevistas do periódico. Para adequar-se à paleta de cores do projeto gráfico, foi utilizado o tom alaranjado.